dicas para combinar cores de colares com o seu tom de pele

dicas para combinar cores de colares com o seu tom de pele

posted in: dicas úteis | 1

Existem diferentes tonalidades de cor de pele.

Para cada uma delas, existem cores que ajudam a criam um contraste para diminuir a palidez ou reduzir o amarelado, acinzentado ou rosado da sua pele.

Escolher as cores dos colares ideais que combinam com o seu tom de pele, é uma boa opção para favorecer a sua beleza natural.

Combinar os acessórios com o seu tom e subtom de pele é um truque a ser usado para valorizar o seu corpo.

Neste artigo vamos ensinar-lhe como identificar o seu tom e subtom de pele. Ainda vamos ajudá-la a escolher as cores dos colares de ALEXANDRA QUINTAS, com base no seu tom e subtom de pele.

Esta combinação é um dos fatores cruciais na escolha de qualquer acessório.

 

O que são cores frias, quentes e neutras?

Cores quentes e frias são cores que transmitem a sensação de calor ou de frio. Exemplos de cores quentes são o vermelho e laranja e de cores frias o azul e o verde.

As cores neutras são o branco, o preto, e as diferentes tonalidades do cinza. Também podem ser todos os subtons das outras cores (tonalidades mais fracas, afetadas pela mistura com o branco ou o preto), sendo que as mais comuns são o bege e o marrom.

Entre as principais características das cores neutras está o fato de possuírem baixa intensidade, reflexo e energia.

cores frias, quentes e neutras
cores frias, quentes e neutras

 

O que é melanina?

Melanina é a denominação genérica de uma classe de compostos poliméricos derivados da tirosina, que é existente nos Animal, Planta e Protista e cuja principal função é a pigmentação  e proteção contra a radiação solar. É a melanina que confere pigmentação à pele, aos olhos e aos cabelos dos mamíferos. A falta de melanina dá origem a uma condição denominada albinismo,

Ela pode ser encontrada dentro da nossa derme e epiderme, nos cabelos, nos pelos e nos olhos. Por isso, a melanina também é o responsável por definir nossos tons naturais de cabelo e olhos.

A melanina é dividida em três categorias, e cada uma possui as três cores diferentes que se misturam e dão o tom final para nossa pele. Os tons e subtons só existem por causa da sua presença e quantidade de cada uma das 3 melaninas presentes na pele e cabelos.

Além da própria melanina que é marrom/castanha, os três tipos de melaninas são:

– Eumelanina (possui pigmentos azulados);
– Feomelanina (possui pigmentos amarelados);

– Tricosiderina (possui pigmentos avermelhados – incomum, mas é característico em quem possui cabelos ruivos naturais).

 

A cor da pele é determinada geneticamente, mas pode variar um pouco ao longo da nossa vida, dependendo da variação do aminoácido tirosina no nosso organismo e da exposição solar. Mas os diferentes tons e subtons de peles dependem diretamente das proporções variáveis dessas 3 melaninas.

Vamos então ver como funcionam essas tais quantidades de melaninas na pele e como identificar o tom e subtom. Mas, para isso, vamos descobrir qual a diferença entre tom e subtom.

 

O que é tom de pele?

A cor da pele humana varia entre quase preto (devido à alta concentração do pigmento escuro melanina) para quase sem cor (aparentando ser rosado devido a vasos sanguíneos sob a pele).  Podemos então escrever que o tom da pele é a altura do tom que a pele possui, ou seja, o quanto mais próxima é a cor do “branco” ou do preto (que vai do claro ao escuro).

Existem muitas variações de tons de pele, devido ao cruzamento de raças, etnias e povos. Apresenta-se um gráfico ilustrativo de alguns tons de pele (claros, médios e escuros):

tons de pele (claro, médio, escuro)
tons de pele (claro, médio, escuro)

 

O que é subtom de pele?

Subtom é a cor de fundo da pele (amarelado, azulado, neutro, esverdeado…), enquanto a predominante é o seu tom (claro, médio ou escuro).

A quantidade dos pigmentos das melaninas varia de pessoa para pessoa, criando muito mais do que apenas tons frios e quentes. Em função das percentagens “misturadas”, dos 3 tipos de melaninas descritos anteriormente (possuindo pigmentos azulados, amarelados e avermelhados), encontram-se 4 principais subtons: frio (é mais azulado), neutro (tem equilíbrio entre azul, amarelo e vermelho), quente (é mais amarelado) e oliva (é mais amarelado e azulado, o que dá um aspeto mais esverdeado ao tom).

subtom de pele
subtom de pele

 

É a partir do subtom que alcançamos diversas variações de tons (claro, médio, escuro…).

Lembramos que o subtom da pele não tem nada a ver com etnia, ou seja, não é porque seu tom é escuro que você possui necessariamente o subtom quente, ou porque seu tom é claro que você possui subtom frio.

Apresenta-se um gráfico ilustrativo de peles com subtons frios, neutros, quentes e esverdeados aplicados em 3 tons de pele (claro, médio e escuro):

tons e subtons
tons e subtons

 

Como identifico um tom e um subtom de pele?

Uma maneira rápida de determinar o seu tom e subtom é observando a coloração das suas veias aparentes. Encontre uma área no seu corpo onde as veias sejam visíveis. O pulso é um bom ponto de referência.

Nas nossas veias corre sangue vermelho, coloração essa devido à hemoglobina. Imagine a junção desse tom vermelho das veias com a camada de pele e gordura bege/amarelada por cima, mais os pigmentos secundários dela que falamos anteriormente (azulados, avermelhados e amarelados). Temos o resultando em cores de veias diferentes a olho nu. Por conta disso, é possível identificar o nosso subtom a partir da observação da coloração das veias.

Se elas são arroxeadas, o subtom é frio (veias vermelhas + pele bege com pigmento azulado = roxo). Se elas são verde-azuladas, o subtom é neutro (veias vermelhas + pele bege com equilíbrio de pigmentos que deixam ela também mais bege, assim se misturando o bege com o vermelho somente = verde-azulado). Se elas são marron, o subtom é quente (veias vermelhas + pele bege com pigmento amarelado = marrom). Se elas são esverdeadas, o subtom é oliva (veias vermelhas + pele bege com pigmentos amarelado e azulado = verde).

Quem possui subtom neutro fica um pouco perdido na hora de identificar, porque é uma coloração meio termo que pode confundir muita gente (por exemplo, às vezes as veias parecem roxas, outras parecem verdes). Isso quer dizer que tem um subtom neutro – um meio termo.

subtom pela coloração das veias
subtom pela coloração das veias

Pessoas com tons de pele frios podem notar meios-tons rosados ou avermelhados quando se olham ao espelho. As cores dos olhos podem variar de azul claro a castanho escuro. A maioria das pessoas possui pele fria, incluindo pessoas com pele negra ou bronzeada.

Pessoas com tons de pele mais quentes podem notar meios-tons amarelados ou dourados quando se olham ao espelho. Os olhos podem ter qualquer cor. Pessoas cuja cor natural do cabelo é ruiva ou laranja possuem sempre pele quente. Algumas vezes o cabelo pode ser mais castanho, mas mantendo uma tonalidade avermelhada. Pessoas com peles mais escuras geralmente não possuem pele quente.

Combinar cores com tom de pele

Além de saber a “temperatura” da sua pele, também é importante ter em consideração a sua cor. Nem tudo que combina com uma mulher de pele negra fica bem numa mulher de pele amarela, e vice-versa.

Saiba quais as cores que combinam com sua pele e quais são as peças que você precisa ter para usar no dia a dia.

 

Combinar cores com tom de peles quentes

Tom de peles quentes sobressai com cores alaranjadas, amareladas, corais, turquesas, marrons, verdes e pêssegos. As peles quentes favorecem o ouro, o estanho, o bronze, o cobre e os metais dourados.

cor de pele& cor de colar - PELES QUENTES
colares de ALEXANDRA QUINTAS
cor de pele& cor de colar – PELES QUENTES

 

Combinar cores com tom de peles frias

Peles frias combinam cores como o magenta, azul, rosa, roxo e vermelho. Tons de peles frias favorecem a prata, a platina e o ouro branco.

cor de pele& cor de colar - PELES FRIAS
colares de ALEXANDRA QUINTAS
cor de pele& cor de colar – PELES FRIAS

 

Combinar cores com peles morenas

As mulheres morenas têm na pele um aspeto naturalmente bronzeado ou puxado para o bege. Podem usar acessórios que sejam das cores vermelho aberto, amarelo, tons de lilás, verde escuro, dourado e branco.

colares de ALEXANDRA QUINTAS
colares de ALEXANDRA QUINTAS
PELE MORENA

Combinar cores com peles negras

Mulheres com tom de pele negra ficam ainda mais bonitas com acessórios azuis, verdes, vermelhos e amarelos, alaranjados escuros, dourados e prateado. O branco é outra cor que também sobressai em peles negras.

colares de ALEXANDRA QUINTAS
colares de ALEXANDRA QUINTAS
PELE NEGRA

Combinar cores com peles amareladas

Geralmente, as mulheres que possuem esse tom são as orientais. As peles amareladas variam entre pêssego e o marrom. As peças que mais combinam com elas são as de cores alaranjadas, azul esverdeado e vermelho. Se esse é seu caso, você pode escolher pedras como olho de tigre, quartzo vermelho e peças de resina vermelha.

colares de ALEXANDRA QUINTAS
colares de ALEXANDRA QUINTAS
PELE AMARELA

Combinar cores com peles rosadas

Mulheres com peles rosadas normalmente são muito claras (branquinhas) e com cabelos loiros ou ruivos. O seu tom de pele combina com cores mais claras como o rosa, coral, azul, lilás e verde claro. Os metais dourados e rosê também são uma boa combinação.

colares de ALEXANDRA QUINTAS
colares de ALEXANDRA QUINTAS
PELE ROSADA

 

Gostou das nossas dicas? Aproveite esta informação e vá visitar a nossa loja, com colares de ALEXANDRA QUINTAS. Encontrará colares com as cores para todos os tipos de pele.

 

Bibliografia (listagem das fontes de consulta):

– wikipedia;

– patriciasachs.com.br

One Response

  1. Nice article, i like it!

Leave a Reply