colares – significado e história

colares – significado e história

 

Colares são peças de joalheria ou bijuteria, que servem para adornar o pescoço e colo. Podem ser feitos com diversos materiais e ter diferentes formas.

Quando os colares ficam próximos do pescoço, são chamados de gargantilhas.

São adornos utilizados especialmente por mulheres, mas também por homens, em todas as épocas e sociedades.

Não há registos históricos sobre a  sua origem, sendo um dos acessórios mais antigos e mais usados até hoje.

Os homens primitivos faziam amuletos que serviam para ornamentar e ao mesmo tempo dar sorte, geralmente confecionados de conchas e ossos de animais.

Os colares, que apareceram na antiguidade como amuletos, mais tarde transformam-se em adornos para o pescoço e colo, sendo nos nossos dias acessórios complementares do nosso vestuário.

Ao longo da história observamos que os colares não são simplesmente peças de joalheria ou bijuteria, que permitem dar brilho a determinada roupa. Para muitos, também podem ser usados como “jóias” com magia e poder de proteção, força e cura.

 

breve história:

O Homem sentiu sempre a necessidade de usar acessórios que simbolizavam o status, o poder ou o misticismo.

Os acessórios estão presentes no nosso dia a dia, mas a origem destas peças vem de civilizações anteriores à nossa. Acredita-se que o surgimento dos colares apresenta ser tão antiga como a Idade da Pedra.

Naquela época, criavam-se colares dos materiais que a natureza proporcionava, como conchas de moluscos. Com a evolução dos tempos começaram a ser feitos de ossos, pedras, conchas e dentes de animais. Após a descoberta do ouro, prata e uma variedade de outros metais, estes novos materiais foram utilizados para fazer colares para mulheres e homens.

Em cada período histórico as características dos acessórios vão-se transformando.

Nos dias de hoje encontramos uma grande variedade de acessórios produzidos com materiais diversificados, com diferentes texturas e formas.

colar em pele
colar em pele – pétalas cinza

Ao longo do tempo, observa-se que os colares não são simplesmente peças de joalharia ou bijuteria, sendo também utilizados como “jóias” com magia e poder de proteção, força e cura.

Com estilos diferenciados e combinações dos mais variados materiais, os colares estão ao alcance de todos. São hoje objetos que refletem requinte e sofisticação, sendo o sonho de consumo de muitas mulheres e homens.

One Response

Leave a Reply